domingo, 30 de setembro de 2012

Carambola! Ora bolas! Eu gosto!





Que maravilha
É carambola!
E o doce! Nem se fala!
Por ter cinco gomos, quando cortada
Parecem estrelas que desceram dos céus!

É carambola, ora bolas!
Que traz a doce recordação
Quando no domingo minha mãe resolvia podar
Meu pé de carambola
Sabia que era necessário
Mas, morria de dó, a cada galho que descia ao chão
O bom, é que depois, grandes frutos vinham...
Ainda vejo este pé de carambola
Que transborda o espaço e vai por cima do muro
Mas, o fruto dele, eu não tenho mais
Hoje, alimenta a outros...

E como fazer, para não perder
O doce ácido da carambola
E as boas recordações?!?
Ora, bolas! Presentear uma amiga
Com um pé de carambola!
E assim fiz, hoje recebo de presente
Carambolas!

E só para não perder o costume
De fazer pesquisas, vou logo estudando
Informações são muitas, sobre a bendita carambola
Ela veio da índia, muito conhecida na China
Batizaram com um nome em francês: carambole
E se popularizou por todo o Brasil
E não me admiro! Pois, ela é bem “abrasileirada” 
Vejam a cor da carambola: verde e amarelo
Da mesma cor símbolo do Brasil
Seu sabor agridoce, que não se deixa enjoar
Seus sais minerais (cálcio, fosforo e ferro)
E suas vitaminas (A e C e complexo B)
Dão boa sustentação na alimentação
De qualquer cidadão!
Uma coisa que aprendi
E ainda não experimentei
Foi fazer como os chineses fazem
Comer suas flores e frutos verdes em forma de saladas
Só um alerta, principalmente para aqueles
Sofre de insuficiência renal e diabetes
Evitem comer carambola
Pois, ela tem uma toxina natural
Não filtrada pelos rins
Mas, uma coisa é certa
Quem não gosto, eu logo digo:
Carambola! Quero todas!
Ora, bolas! Eu gosto!


P.S.: Presentei a minha amiga-irmã, Germana Onofre Pinto, com um pé de carambola.
Hoje, recebo de volta o presente em forma de frutos, e compartilho com ela, o sabor da fruta e das minhas boas lembranças... Obrigada!



(Texto e Foto: Sandra Maria de Aguiar Coelho; Pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carambola 09/03/2012 - 09:03 horário do Brasil)